CULINÁRIA/COMIDA INDIANA
- Gurul Gopan
- 10 de mai. de 2016
- 8 min de leitura

A ALIMENTAÇÃO BÁSICA INDIANA TEM COMO BASE OS PÃES, CEREAIS (ARROZ, LENTILHA, TRIGO, MILHO, GRÃO DE BICO, CEVADA, ENTRE OUTROS) SEMPRE ACOMPANHADOS PELAS FAMOSAS ESPECIARIAS (ERVAS, CANELA, NOZ MOSCADA, PIMENTAS, PAPRIKAS, CURRYS) E AS FAMOSAS MASALAS, MISTURAS DESSAS ESPECIARIAS, SEMPRE MOÍDAS.
A COMIDA É TRADICIONALMENTE SUPER CONDIMENTADA E ULTRA-PICANTE! "SPICY"!
DICA PARA VOCÊ QUE NÃO GOSTA DE COMIDA PICANTE, PEÇA "NO SPICY" E SEJA FELIZ!
AS ESPECIARIAS, NA MEDICINA AYURVÉDICA, SÃO CONSIDERADAS PLANTAS DE PODER, PORTANTO ALIMENTAM E CURAM AO MESMO TEMPO
NA CULINÁRIA NÃO VEGANA E OVO-LACO-VEGETARIANA ("VEG" COMO É CONHECIDA NA ÍNDIA) MUITOS MOLHOS TEM COMO BASE A MANTEIGA, IOGURTES, COALHADA E QUEIJOS.
NA CULINÁRIA CARNÍVORA CONSOME-SE PEIXE, FRUTOS DO MAR (PRINCIPALMENTE NO SUL), MUITO BODE (MUTTON), E MUITO.... MUITO FRANGO. JÁ A CARNE BOVINA NÃO É CONSUMIDA NA MAIORIA NORTE DO PAÍS E SOMENTE EM ALGUNS ESTADOS DO SUL).
JÁ NA CULINÁRIA VEGANA ("PURE VEG", COMO É CONHECIDA NA ÍNDIA), OS MOLHOS TEM COMO BASE O TOMATE COM CEBOLA, E CONSOME-SE OS MOLHOS SEMPRE ACOMPANHADOS DE PÃO E PREPARADOS A BASE DE BATATAS.
CONSOME-SE MUITAS FRUTAS NA ÍNDIA, COMA SEM MEDO, DESDE QUE BEM LAVADAS (EM ÁGUA MINERAL, SEMPRE). MUITAS FRUTAS SÃO SIMILARES ÀS BRASILEIRAS: MANGA, ABACAXI, MELÃO, BANANA, LARANJA, LIMÃO TAHITI (LIME, EM INGLÊS) E PAPAYA.
A BEBIDA NACIONAL É O "TCHAI" (CHÁ COM LEITE, ESPECIARIAS E MUITO AÇÚCAR), CONSOME-SE TAMBÉM O LASSI (TIPO DE YOGURTE SÓ QUE MAIS LÍQUIDO, MISTURADO COM CANELA E ESPECIARIAS) E OS REFRIGERANTES MAIS CONSUMIDOS SÃO A FANTA LARANJA E A MIRINDA (A "SUKITA" DA PEPSI DE LÁ). HÁ UM REFRIGERANTE CHAMADO "LIMCA", BEM POPULAR, QUE É UM TIPO DE SPRITE, SÓ QUE MAIS AZEDINHO E REFRESCANTE! TAMBÉM EXISTE A VERSÃO INDIANA DA COCA CHAMADA "THUMBS UP" (JOINHA).
BEBIDAS ALCOÓLICAS DESTILADAS SÃO PROIBIDAS OU SÃO TABU EM GRANDE PARTE DO PAÍS. RECOMENDA-SE O CONSUMO COM DISCRIÇÃO. INDIANOS E ESTRANGEIROS PODEM CONSUMIR BOAS CERVEJAS LOCAIS COMO A KINGFISHER E TUBORG.
CASO OPTE POR FAST-FOOD, SAIBA QUE OS RESTAURANTES SEMPRE TEM DUAS COZINHAS, UMA VEGETARIANA E UMA NÃO-VEGETARIANA (CARNÍVORA), E OS MENUS SÃO ADAPTADOS À REALIDADE GASTRONÔMICA LOCAL, OU SEJA, OS BURGERS SÃO DE MOUTTON/LAMB (BODE/CARNEIRO) OU DE CHICKEN (FRANGO). HÁ TAMBÉM OS BURGERS VEGGIE (VEGETARIANOS, FEITOS DE BATATA), IGUAL AQUI NO BRASIL (PELO MENOS EM SÃO PAULO, NO BK, TEM!). CUIDADO QUE OS LANCHES DO MC DONALDS TEM MOLHOS ULTRA-PICANTES (O MOLHO DO MC MAHARAJA, O BIG MAC DE LÁ TEM O MOLHO ESPECIAL COM BASE DE PIMENTA HABANERO E PIMENTA JALAPEÑO NO LUGAR DOS PICKLES).
FIQUE ESPERTO COM AS BATATAS FRITAS, POIS LÁ ELES COLOCAM UM TIPO DE QUEIJO DERRETIDO EM CIMA, QUE PARECE CHEDDAR MAS É ALTAMENTE PICANTE!
CUIDADO AO COMER A FAMOSA "STREET FOOD" / COMIDA DE RUA, POIS VOCÊ NÃO SABE QUAL A ORIGEM DO ALIMENTO NEM QUAL O GRAU DE HIGIENE DA BANCA QUE A SERVE. MAS CASO A BANCA ESTEJA CHEIA DE CLIENTES É SINAL DE QUE A COMIDA SERVIDA É BOA.
GERALMENTE A PESSOA QUE SERVE A COMIDA NÃO USA LUVAS/TOUCA E MANIPULA A COMIDA COM A MESMA MÃO QUE PEGA NO DINHEIRO, E REFRIGERAÇÃO É COISA RARA NOS AMBULANTES INDIANOS.
MAS SE FOR OPTAR PELA STREET FOOD, ESCOLHA UM AMBULANTE QUE USE LUVAS E TOUCA, E COMO DITO ACIMA, OPTE POR UMA BANCA ONDE TENHA VÁRIOS CLIENTES. DESFRUTE DAS SAMOSAS, PANI PURI E OUTRAS DELÍCIAS SERVIDAS NA RUA.
GERALMENTE ELES SERVEM A COMIDA SOBRE FOLHAS DE JORNAL/REVISTAS, QUE FAZEM AS VEZES DOS PRATINHOS.
VALE LEMBRAR QUE O FAMOSO "FISH AND CHIPS" / PEIXE COM FRITAS LONDRINO TAMBÉM ERA SERVIDO NO JORNAL ATÉ MEADOS DOS ANOS SESSENTA. VOCÊ SE ALIMENTAVA E SE ATUALIZAVA DAS NOTÍCIAS AO MESMO TEMPO.
NÃO ESPERE COMER COM TALHERES, POIS SIMPLESMENTE ELES NÃO EXISTEM NA ÍNDIA! LÁ VOCÊ COME COM A MÃO DIREITA, POIS A MÃO ESQUERDA É CONSIDERADA SUJA, POIS VOCÊ SE LIMPA NO WC COM ELA.
SUGIRO LEVAR CONSIGO UM JOGO DE TALHERES DE PLÁSTICO RESISTENTES USADOS EM CAMPING (A VENDA NA DECATHLON NO BRASIL E NA ÍNDIA). ASSIM VOCÊ NÃO SEGUIRÁ CAMINHO COM A MÃO LAMBUZADA DE MOLHO.
ABORDAREI O TEMA WC NO PRÓXIMO POST.
SEGUE O GLOSSÁRIO DA GASTRONOMIA INDIANA
Apresento este glossário da gastronomia indiana para ajudar você a decifrar os cardápios indianos! (Se você estiver planejando uma viagem para a Índia, guarde nos favoritos ou imprima como uma referência!).
Tem milhares de alimentos e pratos diferentes na Índia, mas este glossário contém os mais comuns – os que você sempre vai encontrar nas casas e nos restaurantes dos indianos.
Achar: Conservas que frequentemente acompanham as refeições na maior parte da Índia. Nas diferentes regiões do país, são feitas de uma grande variedade de legumes e frutos; o achar de manga verde é talvez o mais comum. A maioria dos achars são picantes, mas existem também alguns que são doces.
Aloo (ou alu): Batata
Aloo Gobhi: Batatas com couve-flor em um molho temperado.
Aloo Mutter: Batatas com ervilhas em um molho temperado.
Appam: Um tipo de panqueca muito comum no sul da Índia, feita de arroz com leite de coco.
Barfi: Um doce tradicional denso a base de leite condensado e açúcar, frequentemente com outros sabores como castanha de cajú ou coco.
Biryani: Um prato muito popular de arroz com frango, cabra, camarão, ovo, ou legumes, e muitas especiarias. A receita exata e o modo de preparo variam entre as diferentes regiões da Índia; o biryani da cidade de Hyderabad é talvez o mais celebrado, e a versão de Lucknow também é famosa. O prato tradicional é feito com carne, mas hoje em dia uma versão vegetariana é comum também. Biryanis e pulaos são parecidos, só que os biryanis geralmente são mais temperados.
Chaat: Um termo geral para vários tipos de salgadinhos temperados tradicionais.
Chai: O chá típico indiano é feito com muito leite e açúcar, e também com especiarias como cardamomo e gengibre.
Chana: Grão-de-bico. Chana masala é uma preparação comum de grão-de-bico em um molho temperado.
Chapati: Um tipo comum de pão achatado indiano.
Chhole Bhature: Um prato que consiste em uma preparação de grão-de-bico em um molho temperado, com um tipo de pão frito chamado bhatura. O bhatura é como um puri grande, às vezes muito inchado como um grande balão!
Chutney: Um de vários molhos usados na Índia como condimentos. Entre os mais comuns são chutneys de coco, tomate, hortelã, e outras ervas.
Dal: Lentilhas e outros legumes parecidos. O dal é tipicamente comido com arroz no país inteiro, e às vezes com pão no norte. Existem vários tipos de dal na Índia, como tur dal, urad dal, masoor dal, e chana dal. Também existem várias preparações tradicionais, entre eles dal fry e dal makhni.
Dal Baati: Um prato tradicional do estado de Rajasthan. Consiste em dal (lentilhas) com baati, um tipo de pãozinho duro.
Dosa: Um tipo de crepe muito popular no sul da Índia – e também em restaurantes no país inteiro que têm comida do sul no cardápio. Um dosa pode ser feito de vários tipos diferentes de grãos e recheado com vários tipos de recheios (ou não). O dosa básico é feito a base de arroz fermentado com um tipo de dal, um rava dosa é feito de sêmola de trigo, e um neer dosa é feito de arroz não-fermentado. Um masala dosa tem um recheio de batata, cebola, pimenta, e várias especiarias. Às vezes tem 20-30 dosas diferentes no cardápio de um restaurante – todas variações do mesmo prato. Por exemplo, um “butter mysore masala dosa” é um dosa com manteiga e um recheio tradicional da cidade de Mysore. Os indianos molham pedaços do dosa emsambar e um ou mais chutneys antes de comer.
Ghee: Um tipo de manteiga clarificada, utilizado em uma grande variedade de pratos indianos.
Gobhi: Couve-flor.
Gulab Jamun: Uma sobremesa muito popular na Índia – bolas a base de leite, cobertas com um xarope doce feito de açúcar, cardamomo, e água de rosas.
Idli: Um prato típico do café da manhã no sul da Índia (e em restaurantes no país inteiro que oferecem comida do sul). É um tipo de panqueca feita de arroz, consumida com sambar e chutney.
Jalebi: Um doce tradicional; para preparar um jalebi, a farinha de trigo é frita e depois banhada em um xarope doce.
Jeera: Cominho. Jeera rice, arroz com cominho, é muito popular.
Kesar: Açafrão. Kesar pista, açafrão com pistache, é um sabor popular de sorvete, kulfi, e outros doces na Índia.
Kheer: Um tipo de arroz-doce, muito popular como sobremesa na Índia.
Khichdi: Um prato muito popular, feito de arroz com dal (lentilhas). É um dos primeiros pratos que os bebês indianos comem – e, para muitos indianos, é o prato que mais lembra a cozinha da mamãe!
Kofta: Bolas de carne moída temperada, embora versões vegetarianas também sejam muito comuns na Índia hoje em dia.
Kulcha: Um tipo de pão achatado indiano, especialmente comum no estado de Punjab.
Kulfi: Um tipo de sorvete tradicional indiano, mais denso que os nossos sorvetes. Às vezes vem em um palito como um picolé, mas também é muito comum ver “discos” de kulfi cortados em cubinhos e servidos em uma folha. Entre os sabores mais populares são malai (creme), manga, e kesar-pista (açafrão-pistache).
Laddu: Vários tipos de bolinhas doces. É comum servir laddus em festivais, casamentos, e outras celebrações, e também como oferendas aos deuses nos templos.
Lassi: Um tipo de bebida de iogurte. A versão com manga é especialmente popular entre estrangeiros na Índia.
Masala Dosa: Um dosa recheado com batata, cebola, e várias especiarias (veja dosa).
Momo: Um prato tradicional do Tibete que virou popular em Nova Délhi e alguns outros lugares na Índia. Momos são bolinhas de massa cozida, tradicionalmente recheada de carne moída, embora a versão vegetariana também seja popular na Índia.
Mutter: Ervilhas. Mutter Paneer é um prato de ervilhas com paneer em um molho temperado.
Mutton: Palavra inglesa que se refere à carne de cordeiro na maior parte do mundo anglo-falante – mas geralmente é carne de cabra ou bode no subcontinente indiano.
Naan: Um tipo comum de pão achatado indiano.
Namkeen: Qualquer um de vários salgadinhos típicos indianos. A origem da palavra é parecida à origem da palavra “salgadinho” – namak significa sal em hindi.
Palak: Espinafre. Palak Paneer é espinafre com paneer.
Paneer: O tipo de queijo mais comum na Índia. Geralmente cortado em cubinhos e servido em um molho temperado, frequentemente com legumes, embora existam pratos “secos” com paneer também. Paneer é utilizado como uma alternativa a carne nas versões vegetarianas de muitos pratos tradicionais.
Paratha: Um tipo comum de pão achatado indiano, comum no café da manhã no norte do país. Geralmente parathas têm várias camadas de massa, por isso ficam mais grossos que chapatis e rotis. Parathas recheados também são típicos; o recheio mais comum é de batata (aloo paratha).
Parotta: Uma versão diferente de paratha que é tradicional no estado de Kerala.
Pav Bhaji: Uma mistura de legumes (bhaji) em um molho temperado, cozido em um tavae servido com pãezinhos (pav). É um prato tradicional de Mumbai.
Payasam: A versão de kheer encontrada no sul da Índia, feito com leite de coco e rapadura (no lugar do leite e açúcar utilizado no norte).
Pongal: Um prato a base de arroz, popular no estado de Tamil Nadu no sul da Índia.
Pulao: Um prato de arroz com vários legumes.
Puri: Um tipo de pão indiano tradicional, puris são fritos e ficam inchados no processo.
Rajma: Um tipo de feijão. Embora não nativo à Índia, agora é comum no norte do país.
Rasgulla, Rasmalai: Doces tradicionais da região de Bengala.
Rogan Josh: Um prato tradicional de Kashmir (Caxemira), feito de carne de cordeiro ou cabra.
Roti: Um tipo comum de pão achatado indiano. Tandoori roti é feito em um forno chamado tandoor; Tava roti é feito na panela chamada tava.
Sabzi (ou Sabji): Termo geral que se refere a qualquer tipo de legumes cozidos em um molho.
Sambar: Um condimento tradicional do sul da Índia, às vezes picante, a base de legumes. Sambar é utilizado para molhar dosas, idlis, vadas, e outros alimentos, mas pode ser comido com colher também.
Samosa: Um salgado tipicamente recheado de uma mistura de batatas, cebolas, ervilhas, e várias especiarias.
Tandoori: Um tipo de forno tradicional indiano, utilizado para pães (tandoori roti), frango (tandoori chicken), e vários outros pratos.
Tava: Um tipo de panela tradicional indiana.
Upma: Um prato de café da manhã no sul da Índia, feito de sêmola de trigo ou arroz.
Vada: Termo geral para vários tipos de lanches fritos, também comidos no café da manhã, principalmente no sul. O mais comum é o Medu vada, na forma de um donut, feito da farinha de um tipo de dal, e tipicamente comido com sambare chutney. Idli vada é a combinação popular de idli com medu vada em um prato só.
Vada Pav: Um tipo de sanduiche típico de Mumbai (mas que agora se encontra no país inteiro), com um tipo de “hambúrguer” frito de batata (batata vada) em um pãozinho (pav). É uma típica “comida da rua” e o lanche mais popular de Mumbai.
Vindaloo: Também chamado de “vindalho” em português, o vindaloo é um curry tradicional da ex-colônia portuguesa de Goa. O nome vem do prato português “carne de vinha-d’alhos”. Tradicionalmente é feito com carne de porco, embora muitos restaurantes fora de Goa utilizem outras carnes. Apesar das suas origens na Europa, o prato indiano geralmente é picante.
Fonte do Glossário: tudodaindia.com.br

Comentários