TRANSPORTE NA ÍNDIA
- Gurul Gopan
- 10 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

TODO O TRANSPORTE DOMÉSTICO SERÁ REALIZADO VIA MALHA FERROVIÁRIA, POIS OS VÔOS DOMÉSTICOS SÃO BEM CAROS NA ÍNDIA.
OS TRENS FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DA ÍNDIA, E A MAIORIA DA MALHA FERROVIÁRIA FOI CONSTRUÍDA PELOS INGLESES.
A MALHA FERROVIÁRIA É VASTA E OS TRENS FUNCIONAM MUITO BEM, COM ALGUNS POUCOS ATRASOS (NA ÍNDIA ATRASO DE ATÉ 2 HORAS "NÃO É CONSIDERADO ATRASO") E COM PASSAGENS BEM ACESSÍVEIS, ESPECIALMENTE PARA QUEM VIAJA DE MOCHILÃO, NO ESTILO "LOW COST".
É RECOMENDADO RESERVAR AS PASSAGENS DE TREM COM ANTECEDÊNCIA. TURISTAS ESTRANGEIROS PODEM COMPRAR AS PASSAGENS PELA "FOREIGN TOURIST QUOTA", UM ESQUEMA QUE RESERVA DE 2 A 6 PASSAGENS POR CLASSE. ESSA MODALIDADE É IDEAL PARA QUEM RESOLVE VIAJAR DE ÚLTIMA HORA.
EXISTEM VÁRIAS MODALIDADES/CATEGORIAS DE VIAGEM FERROVIÁRIA NA ÍNDIA, CHAMADAS DE "CLASS".
RECOMENDO E IREI VIAJAR EM SEGUNDA CLASSE COM AR CONDICIONADO (2-tier AC), TANTO EM TRECHOS CURTOS QUANTO EM TRECHOS LONGOS (EM CABINE COM 4 CAMAS E CORTINA). NESSA CLASSE, CADA PASSAGEIRO RECEBE UM TRAVESSEIRO COM FRONHA E LENÇÓIS LIMPOS POR NOITE.
LEMBRE-SE DE QUE A ÍNDIA É UM PAÍS QUENTE, INDEPENDENTE DA ÉPOCA DO ANO E SUPERPOPULOSO, COM CLIMA QUE VAI DO ÁRIDO AO TROPICAL, PORTANTO VIAJAR COM AR CONDICIONADO E CONFORTO "É TUDO DE BOM", ATÉ PORQUE EM LONGAS VIAGENS, DE MAIS DE 8 HORAS, VOCÊ NÃO CHEGARÁ AO TEU DESTINO MUITO CANSADO.
ROUBOS SÃO INCOMUNS NA ÍNDIA, MAS POR PRECAUÇÃO SEMPRE OLHE POR TUA MOCHILA, DEIXE-A PREFERENCIALMENTE ENTRE AS PERNAS.
A VELOCIDADE MÉDIA DOS TRENS É DE 50 KM/H O QUE PERMITE AO TURISTA APRECIAR AS LINDAS PAISAGENS INDIANAS, COM VASTOS CAMPOS E LINDAS PLANTAÇÕES.
QUANTO À ALIMENTAÇÃO A BORDO: NUNCA COMPRE ALIMENTO NOS TRENS. COMPRE ANTES E LEVE CONSIGO ALGUM SNACK (LACRADO, DE MARCA CONFIÁVEL), QUE VOCÊ COMPRA NUMA "GROCERY STORE" / "MINIMARKET" / MINIMERCADO E "SEMPRE" BEBA ÁGUA MINERAL. IMAGINE SÓ VOCÊ COMER UMA REFEIÇÃO ABORDO E TER UM PIRIRI EM PLENO TREM (NEM QUEIRA IMAGINAR O PERRENGUE NÉ).
NAS CIDADES ONDE NÃO HÁ TRENS, O TRANSPORTE SERÁ FEITO POR ÔNIBUS.
FALAREI MAIS SOBRE ALIMENTAÇÃO NO PRÓXIMO POST

Comentários